Rede Unna, un...

Rede Unna, união de Bradesco Dental, Odontoprev e outras marcas, impõe valores até 65,5% mais baixos aos credenciados!

por -
18 133

Cinquenta entidades, entre sindicatos e conselhos regionais de odontologia, reúnem-se hoje em Salvador para definir medidas contra a Rede Unna, que integrou a operação de nove planos odontológicos. Os dentistas conveniados aos planos se queixam da nova tabela imposta, com valores até 65,5% mais baixos.

Entre as propostas discutidas está a de questionar juridicamente a fusão operacional dos planos e de fazer uma consulta ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

“Em tese, acredito que se trata de um cartel. Se for o caso, vamos agir juridicamente”, afirma Arnaldo Garrocho, presidente do Conselho Regional de Odontologia (CRO) de Minas Gerais.

ARTIGO: 32 Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo

A Rede Unna integrou a operação de Bradesco Dental, OdontoPrev, Sepao, Prontodente, Rede Dental, Biodent, Care Plus Dental, Dentalcorp e OdontoServ, que respondem por 42% do mercado de planos odontológicos (mais informações nesta pág.).

Para o cliente, nada mudou – até as carteirinhas seguem as mesmas. Já os dentistas tiveram de assinar um novo contrato com a rede, passaram a prestar contas a um só sistema e receberam uma nova tabela para o ressarcimento dos procedimentos. Aí se concentram as críticas.

“Eles uniram as nove empresas e nivelaram o valor dos procedimentos pelo mais baixo. A Rede Unna paga R$ 2,47 por uma radiografia, quando antes o dentista recebia R$ 7,07″, afirmou Afonso Fernandes da Rocha, presidente do Conselho Regional de Odontologia (CRO) do Rio.

ARTIGO: Tecnologia para Disseminação de Informações em Saúde Bucal

Apesar das queixas, 80% dos dentistas fecharam contrato com a Rede Unna, informa a OdontoPrev, que está à frente da operação. A empresa informa que aceita negociar individualmente. “É o lado sujo da história. Se o plano tem interesse na permanência do dentista, volta com segunda oferta mais vantajosa. Mas que garantias o profissional vai ter?”, reage Rocha.

Também é considerada abusiva a exigência de anexar ao prontuário do paciente radiografia anterior e posterior ao tratamento, como forma de comprovar o atendimento. A cobrança contraria portaria 453 do Ministério da Saúde, que proíbe exames radiológicos para fins periciais.

“A radiografia tem efeito cumulativo e por isso só pode ser realizada se tiver vantagem para o paciente. Em vez de contratar um perito para auditar os tratamentos – e não somos contra isso -, essas empresas usam radiografias. É uma economia em prejuízo do paciente”, afirma Arnaldo Garrocho.

ARTIGO: Será ética as drásticas reduções de valores propostas aos dentistas?

Combate. A Bahia foi o primeiro Estado a se levantar contra as mudanças. “Desde janeiro estamos suspendendo progressiva e alternadamente o atendimento a esses planos. E orientamos para que os dentistas não assinem novos contratos. Só não suspendemos completamente para não prejudicar a sociedade”, afirmou Antônio Falcão, conselheiro-secretário do CRO da Bahia.

Nas cidades fluminenses de Resende, Itatiaia, Porto Real, Barra Mansa, Volta Redonda, Rio das Ostras e Macaé (onde se concentram indústrias e terceirizadas da Petrobrás) também houve paralisação do atendimento. Os pacientes foram orientados a procurar o departamento de Recursos Humanos das suas empresas e a ANS para se queixar das mudanças no plano.

No Rio, o conselho inicia uma campanha publicitária em rádio, jornal e tevê, a partir de segunda-feira, defendendo a paralisação do atendimento de planos. “Queremos abrir os olhos do público para a situação precária, em que os valores pagos pelas operadoras nem sequer cobrem os custos com o procedimento, quanto mais os custos de consultório”, afirmou Afonso Rocha.

Fonte: Clarissa Thomé, Estado de São Paulo, 02/03/12

Leia mais sobre a Rede Unna: Clique aqui.

Quer receber matérias como essa no seu email?

Newsletter Empreender Saúde

Seja o primeiro a saber!

Assine nossa Newsletter

Junte-se a mais de 6.800 profissionais do setor, e mantenha-se atualizado.

  • Karina Sipolatti Casotti

    Como é bom saber que não estamos sozinhos no mesmo pensamento.Apesar de ter assinado o contrato,precisamos trabalhar com dignidade para não desvalorizarmos nosso atendimento e qualidade em relação aos usuários.

  • Camila

    Gostaria de saber como faço para me credenciar a rede UNNA… sou dentista..

  • ana lucia

    oi gostaria de saber como se faz p ver o suporte ao credenciamento ao odontoprev.
    ja liguei p central de atendimento e me enformou o seguinte email(odonto.odontoprev.com.br).
    mais eu queria saber se a dr ana lucia dos santos freitas e dr maiana freitas vieira esta credenciadas. desde ja acradeco.

  • sergio ferraz

    ACHO QUE UMA (REDE UNNA) QUE IMPOE VALOR, COM O OBJETIVO DE SER BENEFICIADO, NAO DEVIA TER AUTORIZAÇAO DO GOVERNO, SOU CLIENTE BRADESCO DENTAL. E SEI QUE SEREMOS PREJUDICADOS.NA VERDADE O QUE È 2 REAIS, QUANTO ELES GANHAM DAS PARCEIRAS PARA EXERCER ESSE (MONOPOLIO).POIS 40% DO MERCADO E MUITA COISA,DENTISTAS TEM QUE SE UNIR E CRIAR SEU PROPRIO PLANO OU ASSOCIAÇAO.ESPERO QUE EU NAO SEJA PREJUDICADO.POR ESSES MERCENARIOS QUE NAO PENSARAM EM NOS.

  • cláudio

    É meus colegas de profissão, acabei de receber uma carta da bradesco retomando as atividades antigas. A bradesco se desligou desse plano de ME……..( UNNA ) e voltou com sua tabela tradicional de procedimentos.
    Graças a nossa união vencemos.

  • cláudio

    É meus colegas de profissão, acabei de receber uma carta da bradesco retomando as atividades antigas. A bradesco se desligou desse plano de ME……..( UNNA ) e voltou com sua tabela tradicional de procedimentos.

  • Graça

    Sou cliente Bradesco e estou muito insatisfeita pois, não encontro profissional para fazer o tratamento por causa da rede unna, infelizmente não só eu como outros pacientes estamos sendo prejudicados por causa da burocracia e demora no atendimento pela rede. Sendo que inclusive alguns profissionais que deixarem de atender o Bradesco por causa da fusão se queixaram de nem ter recebido o repasse , o pagamento dos serviços prestados aos pacientes pela REDE UNNA. Moro em Esteio, RS e estou no aguardo.
    SEM MAIS.

  • LIGIA

    Também sou cliente Bradesco e estou tão insatisfeita como a Graça…..estou com um dente precisando urgente de tratamento desde 21.03 e já liguei ..mandei e-mails,não respondem corretamente ..ficam num jogo de “peteca”… fui ao Dentista e nada …não aprovam..não liberam e o dentista tb não sabe mais o q fazer..pois o mesmo precisa trabalhar e ser ressarcido…e o meu tratamento dar prosseguimento…..Lamentável…..eu tb estou no aguardo de uma solução desse prejuízo…

  • Andersom

    Meu nome é Anderson, sou cliente da odontoprev. Os dentista credenciados pela rede nunca tem horario disponivel. A aprovação da parte de protese é tão burocratica que até mesmos os profissionais credenciados tem duvida quanto a realização do serviço. Tambem vejo nos profissionais que seu motivo de credenciamento na rede não passa de publicidade gratuita, pois sempre que procuro algum profissional credenciado a cantada é certeira, alem de não falr bem do plano o que instiga o cliente a fazer seu tratamento particular. Ou seja os criterios de credenciamento da empresa em questão parece ser ser bom.

    Tenho uma grande pendencia com esta empresa, pois já faz 06 meses que preciso de duas peças dentarias, não consigo agenda com seus profissionais credenciados e quando consigo a cantadinha é fatal, o profissional me disse que a burocracia é tão grande que não alcançaria minha necessidade.
    http://www.reclameaqui.com.br/2038794/odontoprev/dentistas-credenciados-e-agendamento/
    Espalhe essa reclamação

  • Edileusa Santos

    trabalho no centro de odntologia e estetica da bahia e não tenho conseguido pegar autorização como fazer o nosso cod é 312866

  • Luciana

    Gostaria de saber como faço para me credenciar a rede UNNA… sou dentista..

    • Lidia

      Desculpa-me, Luciana, mas vc sabe fazer conta? Caso saiba, não vai querer passar perto desta empresa! Vc acha que a sua consulta vale menos que uma mão feita no salão? Pense nisso!

  • Debora bibiano do Nascimento

    Desejo saber como se faz para se credenciar ha OdontoPrev! Pois sou cirurgiã dentista! Aguardo resposta! Obrigada!

  • Nataly

    Boa tarde,gostaria de saber com faço pra credenciar com a rede una?

  • dakiany cristina santana

    FIZ ESSE PLANO JA ME DESCONTARAM 2 MESES, E ATE AGORA NAO EXISTO NO SISTEMA UNNA, ESTOU ABRINDO UM PROCESSO POIS NINGUEM DA SATISFAÇÃO A RESPEITO DO MEU CASO ESTOU COM CONSULTA E CIRURGIA MARCADA E NADA JA CANSEI DE LIGAR NA CENTRAL. OBRIGADA PELO TRANSTORNO

  • Inez bezerra Gomes

    Inez Bezerra Gomes 27/09/2013
    Verificar com urgência obre o pagamento de um boleto da Odontoprev dental bradesco rede unna neste mês de setembro de 2013, pois eu paguei na caixinha dobanco do Brasil aqui no Tribunal de Contas do estado de São Paulo na Av Rangel Pestana 315 e não saiu o comprovante e digitei por 3 vezes e acho que debitou as 3 vezes por favor me retornem o mais breve possível

  • katia pires demoro ramos loureiro

    Sou conveniada pelo Bradesco dental odonto , na clínica onde meu tratamento , me informaram que provavelmente a rede Unna , não aceitará o meu tratamento , pois por fazer 1 ano e meio, e que provavelmente vou ter que tirar o aparelho devido as suas mudanças e que não serei atendida e nenhuma rede . Agora eu pergunto ? O que temos a ver e porque temos que ser prejudicados com essas mudanças .? Qual é a medida cabível que devo tomar.

  • Ana Cristina

    Como faço pra me credenciar na rede unna, sou dentista tenho dois consultórios e trabalho com colegas especialistas.